Facebook
Instagram
A CIDADE

PONTOS TURÍSTICOS

 

#
ASSOCIAÇÃO DO ARTESANATO + MUSEU DOS SUÍÇOS


O artesanato mineral é o único na região serrana que trabalha com pedras semipreciosas. Seus artesãos já exportaram peças para Estados Unidos e Europa. A Associação dos Produtores Minerais de Santa Maria Madalena (ASPAMM) mantém a Escola de Arte e Ofício em Artesanato Mineral, que ensina técnicas profissionais de lapidação.

A ASPAMM também administra o Centro de Produção e Especialização, onde pedras semipreciosas são transformadas em broches, escudos de times de futebol, porta-livros, troféus, estátuas de animais, saboneteiras, cinzeiros, tabuleiros de xadrez e gamão, tampos de mesa em mosaico, porta-retratos, incensários, pias, arcos de espelho, molduras e quadros. Santa Maria Madalena é considerada "Cidade da Geologia do Estado do Rio de Janeiro". No município podem ser encontradas pedras como ametista, dolomita, quartzo, sodalita e serpentinito, usadas no artesanato local.

FONTE: SITE MAPA DE CULTURA

Ao lado encontra-se área mantida pela associação suíça para exposição e venda do artesanato local (móveis, bolsas, caminhos de mesa, licores, doces, pimentas, dentre outros), além de abrigar museu com a história e ornamentos dos suíços na região.


#
CIRCUITO TERRAS FRIAS


É importante destacar que o principal acesso ao Parque Estadual do Desengano fica um pouco depois da comunidade de Terras Frias, o que, indubitavelmente ajuda a colocar em definitivo a referida localidade no caminho de um dos mais procurados roteiros turísticos do município. Distante da cidade a uns 5 KM, possui às margens das estradas que lhe dão acesso, belos atrativos REPRESA TUDELÂNDIA, a ÁRVORE DO ARCO, a CACHOEIRA DO ESCORREGA e a PEDRA DO DESENGANO


#
REPRESA DA TUDELÂNDIA


Formada pela união das águas dos rios Ribeirão Santíssimo e Vermelho, este atrativo é conhecido como Represa de cima e Represa de Baixo. A Represa de Cima é formada por águas cristalinas, propícias ao banho, nascida na região do Vermelho, em torno do parque do Desengano.

Esta água, rica em minerais, faz parte do excedente da água que abastece o município de Santa Maria Madalena. A Represa de Baixo é formada pela união dos rios Ribeirão Santíssimo e Vermelho.

No final desta queda, encontra-se a ruína da antiga casa de Forças da Usina de Energia Elétrica, utilizada pelo município em 1922.