Facebook
A CIDADE

PONTOS TURÍSTICOS

 

#
CENTRO HISTÓRICO


A bucólica Santa Maria Madalena preserva um dos conjuntos paisagísticos mais belos do estado. No centro histórico, figuram sobrados centenários, chalés ajardinados característicos dos séculos XIX e início do XX, quando a cidade viveu seu período áureo, dinamizada pelo ciclo do café.

Pelas ruas de pedras, cujo traçado ainda é o original, já passaram barões e baronesas, grandes proprietários de terra e elegantes damas em suntuosas carruagens. Ali também passaram  escravos transportando sacas de café ou oferecendo aos pedestres jornais e lascas de rapadura.

O conjunto é emoldurado por montanhas e uma considerável parte de Mata Atlântica ainda conservada. Alguns prédios históricos de destaque encontram-se na Rua Gwyer de Azevedo. Por seu inestimável valor histórico, o centro de Santa Maria Madalena está em fase de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 2007. 


#
IGREJA MATRIZ


Igreja Matriz de Santa Maria Madalena é a principal igreja da cidade de mesmo nome, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

A construção da Igreja, em estilo neogótico francês, foi iniciada em 1880 por mestre José Vilinha. Ela tem vitrais com cenas da Via Sacra e conserva a madeira utilizada na antiga capela, erguida por escravos sob o comando do padre Frouthê, em 1850. As pedras utilizadas foram retiradas do morro da estação da cidade.

As terras da Igreja teriam sido adquiridas pelo padre em troca de sua espingarda suíça. A porta principal é emoldurada por cantaria de granito em arco pleno. A igreja possui uma única torre no centro da fachada principal, decorada com rosáceas e vitrais laterais com as imagens da Santa Maria Madalena. A torre possui ainda um relógio fabricado em São Paulo. A cidade celebra a festa da sua padroeira no dia 22 de julho. (link eventos – festa da padroeira).


#
PRAÇA FROUTHÉ


Denominada com o nome do fundador da cidade, o Padre Frouthé, onde entre os anos de 1884 e 1892, foi construída em estilo neogótico francês a imponente IGREJA MATRIZ EM HOMENAGEM À PADROEIRA DO MUNICÍPIO - SANTA MARIA MADALENA, que sem dúvida alguma é um dos mais bonitos templos da Igreja Católica de todo o interior do Estado do Rio. Essa mesma praça também conta com dois quiosques - que servem guloseimas variadas, uma quadra de esportes - com piso de cimento, instalada a céu aberto e que conta com arquibancada fixa, jardins gramados, um parque infantil onde a criançada curte os prazeres que uma boa área de lazer e entretenimento, e ainda há nessa praça um belo lago - entrecortado por uma ponte de madeira com peixes e dois chafarizes que dão um colorido todo especial.