Facebook
Instagram
A CIDADE

HISTÓRIA

A história da região que hoje em dia é ocupada pelo município de Santa Maria Madalena começou em 1840, no ano em que o português Manoel Teixeira Portugal passou por estes territórios. Passados alguns anos, chegou para o mesmo lugar o mateiro José Vicente, à procura dos negros fugitivos.

Conta a lenda, que o mateiro se encantou por uma espingarda suíça trazida pelo padre Francisco Xavier Frouthé (que hoje dá nome a praça da igreja matriz), a quem ofereceu, em troca, as terras que hoje sediam a igreja matriz e seus arredores.

Nestas terras, a partir da edificação de uma capela em homenagem a Santa Maria Madalena, surge a atual cidade de Santa Maria Madalena.

A primeira denominação da cidade de Santa Maria Madalena era de Tabatinga – que significa Arraial do Santíssimo - devido aos pântanos cheios de barro branco, chamado desta maneira pelos viajantes que usavam a estrada Cantagalo-Macaé.

Em 1855 a povoação foi elevada à categoria de freguesia e à de vila em 1861, desmembrada do termo de Cantagalo e tendo anexadas a si as freguesias de São Francisco de Paula e São Sebastião do Alto.

Destacou-se nesta luta pela elevação a município o coronel Braz Fernandes Carneiro Viana (que deu nome a uma de suas praças, a também conhecida praça de Dercy), fato consolidado em 08 de junho de 1862.

 A história da cidade seguiu também o Ciclo do Café, sendo um período com economia pujante até o início do século passado, quando foi engolida pela crise cuja solução foi de arrancar os cafezais da região que, até hoje, não se recuperaram.

Em 1907 nasceu na cidade Dolores, que viria a se transformar na grande atriz humorista Dercy Gonçalves, conhecida nacionalmente pelo seu jeito irreverente de fazer comédia. Tendo vivido até 2008 levou o nome da cidade aos 7 cantos do país. 

Hoje, a cidade guarda um rico conjunto urbano-paisagístico, formado pelos edifícios e casarios em estilo colonial, lembrança da época dourada da cidade, cercados pela vegetação da Mata Atlântica. A cidade é reconhecida pelo IPHAN pelo seu conjunto arquitetônico, além de ter sido eleita como Cidade da Geologia do Estado do Rio de Janeiro.

Na cidade em seu Horto Florestal, onde trabalhou o renomado Botânico Joaquim dos Santos Lima, (cujas descobertas compõem o acervo do Jardim Botânico da cidade do Rio de Janeiro) está sediado o Parque Estadual do Desengano, uma das maiores reservas contínuas de mata atlântica do país.

A economia do município hoje em dia está baseada na atividade agropecuária e no turismo, principalmente no seu segmento ecoturístico. 


ALGUMAS CURIOSIDADES DO MUNICÍPIO

> O 1º Leão do Lions Clube do Brasil: Armando Fajardo Rodrigues.

> A múmia mais antiga do Brasil, descoberta na Gruta do Gentio, em 1977.

> O pioneirismo na cultura do café, no Estado do Rio de Janeiro.

> A libertação de 500 escravos pelo Barão de Castelo, 500 dias antes da Lei Áurea.

> Industrialização da jurubeba, um dos produtos da Flora Medicinal mais vendido no País, em forma de medicamentos.

> Horto Florestal Santos Lima, o projeto pioneiro de plantas medicinais.

> A implantação da Primeira Escola Pública do País, por Lei, com o primeiro professor, Mariano de Oliveira.

> A primeira mulher agrônoma do País, a Dra. Rita Rangel de Azeredo Coutinho de Lacerda.

> Primeiro Sindicato de Trabalhadores Rurais a possuir telefone.

> O primeiro banco de sementes do País.

> O primeiro jornal de sindicato do País, “O Lavrador”, em 1903.

> O primeiro divórcio ocorrido no País, em 09 de agosto de 1916. Registrado no Cartório do 1º oficio, no distrito de Sossego do Imbé.