Facebook
A CIDADE

GASTRONOMIA

Santa Maria Madalena, como boa cidade do interior, possui uma gastronomia farta e rica em produtos artesanais e nas famosas “comidinhas de roça”.

A comida madalenense é pura tradição. De geração em geração, através de suas receitas mágicas, é na cozinha que a vida dos madalenenses se transmite e revela suas variadas influências: suíças, portuguesas e africanas.

Para começar bem seu dia, nada como apreciar um delicioso e quentinho pão francês com manteiga produzida na região, queijo artesanal, iogurtes e demais produtos de laticínios. Todos produzidos aqui!!!

Para quem aprecia a gastronomia local, recomendamos o aipim (mandioca, macaxeira) cozido, bem molinho, ou frito, com um torresmo estourado na hora.

A especialidade da terra fica por conta de carnes nobres bovinas e suínas, acompanhadas de canjiquinha da roça e feijão temperadinho com ervas e pimentas locais (pimenta com jabuticaba/ pimenta com acerola, etc...).

Não deixe de provar os variados caldos, escondidinhos e o delicioso e famoso Angu à Madalenense. Quem visita a cidade nos meses de outono, pode saborear pratos confeccionados com fruta-pão.

Madalena ainda oferece, além de pratos regionais e típicos interioranos, saborosas massas, pizzas e lanches, com uma deliciosa maionese.

Beber, como em tantas outras cidades interioranas, aqui é também uma tradição. Na região são produzidas cachaças, licores e cervejas artesanais de excelente qualidade e sabor inesquecível. Nos dias frios, tem-se por tradição beber quentão, que aquece o corpo melhor que qualquer casaco.

Não podemos esquecer dos deliciosos doces caseiros, produzidos com todas as frutas da região, quer sejam em compotas, cocadas ou tortas, que certamente nos deixam com água na boca.

E para quem não acredita, venha a Madalena e confira nossas dicas!!!