Facebook
A CIDADE

GEOLOGIA

Cidade de Geologia do Estado de Rio de Janeiro 

A região do Parque do Desengano, que em boa parte localiza-se em território madalenense, está inserida no cinturão de rochas com a denominação “Faixa da Ribeira”, que consiste numa parte erudita de montanhas que formam a Serra do Mar.

Entre 650 e 480 milhões de anos teve lugar uma colisão de duas placas tectônicas, conhecida como Orogênese Brasiliana, que provocou o surgimento dos maciços rochosos adjacentes à Baixada Campista.

O relevo do município de Madalena é bastante acidentado e apresenta várias montanhas que, juntas, formam as serras. Com vários afloramentos rochosos esculturais, a cidade ganhou título de "Cidade Geologia do Estado de Rio de Janeiro".

Na região pode se observar as falhas, fraturas e contínua erosão pela exposição de rochas mais profundas, como os granitos e gnaisses, resultantes da solidificação do magma. Os principais minerais encontrados aqui são: quartzo, microlina, ortoclásio, biotita e plagioclásio.

Além da rica paisagem geológica, a cidade desenvolve uma atividade relacionada com artesanato mineral através de um projeto de qualificação técnica dos jovens na arte de confeccionar as peças decorativas a partir dos minerais e rochas. Os produtos deste projeto podem ser vistos no Artesanato Mineral.