Facebook
A CIDADE

O QUE FAZER

 

Conhecer e visitar: Centro Histórico, Igreja Matriz, Museu da Casa da Cultura, Museu Dercy, Mausoléu Dercy, Horto Florestal, Artesanato Mineral, Museu dos Suíços, Parque Estadual do Desengano, Hidroeléctrica, Fazendas locais

Fazer: Caminhadas e trilhas ecológicas, andar de bicicleta, motocross, passear de barco na Represa do Saudoso, escalar a pedra Dubois

Relaxar: Tomar banho de cachoeira, visitar o Parque Estadual do Desengano, descansar no Campestre Clube.

Fotografar: Casarões coloniais, aves nativas, fauna e flora, museus.

Degustar:  Doces, licores, cachaças, queijos fabricados nas fazendas da região e óptima gastronomia local  

Comprar: Artesanato Mineral, Lojas de Artesanato Local 


Santa Maria Madalena encontra-se num dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do planeta. Oferece uma infinidade de atrativos naturais e oportunidades para todos os amantes de atividades científicas, educativas, recreativas e ecoturísticas.

O entorno rural, rústico, pluvial e rico em biodiversidade deu-nos a possibilidade de desenvolver as atividades ligadas a lazer na natureza, a observação científica da flora e fauna, o safári fotográfico, a contemplação, a interpretação de trilhas, tropeirismo, passeios a cavalo, rapel, trekking, ciclismo, Off Road, etc.

Uma vez que muitos dos lugares continuam ser inexplorados, com recursos naturais intactos, recomendamos que estas atividades sejam realizadas com um guia local. CONTACTE-NOS.

São muitas as trilhas espalhadas pelas montanhas da Serra do Mar e Santa Maria Madalena. Os picos altos convidam para o rapel e as águas para um mergulho de banho frio. O Parque Estadual do Desengano é cheio de montanhas, picos e cachoeiras, local perfeito para a prática de esportes. O rapel, com guia e equipamento adequados, mostra as paisagens mais bonitas de Madalena vistas de cima, com muita adrenalina.

Quem não quiser descer a montanha, pode subi-la. O montanhismo pode ser praticado em vários pontos de Madalena uma vez que são diversos picos e montanhas para escalar e sentir o ar esfriando a cada metro.

Também pode-se subir as cachoeiras. O cachoeirismo é muito comum e excitante nas quedas frias da cidade. Quem aprecia mais passear pode escolher uma das centenas de trilhas para explorar, por terra mesmo para apreciar a beleza da fauna e flora de Madalena. Além disso, diversos passeios de 4X4 podem ser alugados. Contacte-nos para um passeio na serra.

Recomendamos as TRILHAS EM MADALENA: 

 

#
TRILHA DA CASCATA


Dentro do Parque do Desengano à 855 metros de altitude fica localizado a trilha da cascata. A cascata, conhecida anteriormente como Cascata da Dona Aninha serviu de ponto de parada para os tropeiros e andarilhos, que viajavam entre São Fidelis e Santa Maria Madalena.

Este circuito tem percurso longo e um trecho com forte insolação. O caminho tem o seu inicio na estrada das Terras Frias – na Fazenda Quaretareto. A cascata tem uma linda queda d'água potável com extensão de 70 m. Subindo a trilha da cascata, chegando aos 1.115 metros de altitude, pode-se observar um lindo visual de cadeia das montanhas.

Durante o trajeto podemos nos deliciar com as belas paisagens, piscinas naturais, rios, poços e Mata Atlântica.

Consultar-nos para mais informações

TRILHA

EXTENSÃO

TEMPO

DESNÍVEL

NÍVEL

Pedra Dubois

2.473m

2h30min

632m

3

Morro da Torre

1.062m

1h30min

380m

3

Morro do Cruzeiro

1.352m

1h

133m

2

Cascata

13.300m

6h

400m

4 

NÍVEL

1- muito fácil

2- fácil

3- médio

4 - difícil

5 - muito difícil 


#
TRILHA DA PEDRA DUBOIS


Com altitude de 1.232 m, a Pedra Dubois é uma formação rochosa, que compõe um dos principais cartões postais de Santa Maria Madalena. Localizada no Bairro Parque Itaporanga, esta maravilhosa atração turística chama atenção dos todos os visitantes.

A trilha é de aproximadamente 3 Km - 2h e 30min - altitude inicial de 631 m e máxima de 1.232 m - nível de sinal de celular bom - não tem água no caminho. Trilha fora do limite do parque. Trilha iniciando em pastos e seguindo por mata em regeneração até o cume da pedra, de onde se avista belas paisagens, como a cadeia de montanhas que formam o Parque do Desengano e a região litorânea de Campos e Macaé. Tem esse nome em homenagem ao antigo proprietário, o francês Ernesto Dubois, que vivia com sua família na região.

Há vários registros de coleta de exemplares da flora botânica por toda a trilha até o alto da pedra pelo botânico Joaquim Santos Lima em 1933, 1934, 1935, 1936.

Consultar-nos para mais informações


#
TRILHA DO MORRO DA TORRE


A trilha encontra-se dentro da cidade Santa Maria Madalena, com o seu início na Rua Pedro Kelly, nº 18.

Subindo, sugerimos acompanhar os fios nos postes, que servem como referencia do trajeto da trilha e terminar no platô onde se situam as torres. Este mirante natural garante uma bela vista panorâmica com lindas paisagens.

O Morro da Torre foi denominado em função de ser o local onde está instalado o conjunto da torre de recepção e transmissão que atende o município de Santa Maria Madalena.

Consultar-nos para mais informações.