Facebook
A CIDADE

PONTOS TURÍSTICOS

 

#
PRAÇA CORONEL BRAZ


Praça ajardinada e arborizada, está localizada de fronte a Prefeitura Municipal. Nela está localizada a Sede da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, o Portal da Fama de Dercy Gonçalves, a Calçada da Fama, Monumento a Dercy Gonçalves e o Busto do Honorável Médico Madalenense Dr. Manoel Verbicário.

PORTAL DA FAMA DERCY GONÇALVES - de autoria do artista plástico Henrique Resende que engloba a CALÇADA DA FAMA constituída de placas em cimento, onde personalidades do mundo artístico e cultural, desportivo, político e empresarial, deixam as marcas das mãos e suas respectivas assinaturas, onde inclusive, já estiveram presentes, figuras ilustres como: atriz Fernanda Montenegro, cantor Leonardo, ator Stepan Nercessian, cantor Agnaldo Timóteo, compositor Billy Blanco, Nilton Petrone o "Filé" (fisioterapeuta responsável pela recuperação do jogador Ronaldo), compositor Noca da Portela, entre outros.

MONUMENTO A DERCY GONÇALVES, que se constitui numa belíssima estátua com 4 metros de altura, pesando 10 toneladas, construído sobre a pedra em que a Dercy, no ano de 1924, com apenas 17 anos de idade, passou a madrugada aguardando o horário do trem que a levou de Santa Maria Madalena para os palcos de todo o Brasil.


#
MUSEU DERCY GONÇALVES


Museu feito na própria casa desta artista brasileira.

O museu foi reinaugurado em 07 de setembro de 1996, em sua residência na Estrada do Bizzo. Abriga peças de acervo da atriz, incluindo trajes de cena e noite, chapéus, bolsas, perucas, sapatilhas, bijuterias, troféus e placas, quadros, diplomas e certificados, revistas, fotos, correspondências pessoais e outros objetos da mais famosa cidadã do município de Santa Maria Madalena.

O museu retrata toda a vida da atriz em Madalena, quando menina. A mãe preta por quem foi criada, a pobreza e simplicidade de onde vivia. No salão principal há uma maravilhosa exposição de brilho, que está representada nas roupas usadas em cena. Os outros dois cômodos são cobertos de fotos que retratam todos os filmes e várias passagens de sua vida. No quarto em que dormia, foi conservado o mobiliário da atriz, onde estão suas roupas de dormir e a réplica de um camarim.

Entrada: Paga-se apenas uma ajuda de custo (cerca de R$ 2,00) para ajudar manter o local.

Horário: De 2ª a 6ª das 12 às 17h. / Sábado, domingo e feriado das 10 às 17:30 h.

Tel: (22) 2561-1233 


#
MAUSOLÉU DERCY GONÇALVES


O Mausoléu está localizado na entrada do Cemitério Municipal. Foi projetado por Roberto Candineli e construído em 1991.

Em forma de pirâmide, com 3m de altura, todo em cristal e mármore, ocupando uma área de 120m² de construção, ao seu redor um gramado verde que ornamenta o mausoléu. O monumento é protegido por grades de ferro.

Tanto a atriz quanto a sua mãe estão enterradas lá.